VISUALIZAÇÕES

18 outubro 2015

Li e recomendo: "Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula", organização de Angela Rama e Waldomiro Vergueiro.



















SINOPSE
Os quadrinhos afastam as crianças e adolescentes do mundo dos livros ou podem representar, na verdade, um valioso recurso pedagógico em sala de aula? 



Depois da leitura deste volume, não restarão mais dúvidas. Aqui, os autores provam que os antigos preconceitos contra as histórias em quadrinhos não têm nenhum fundamento. Por meio de exemplos práticos e muitas sugestões de atividades, os educadores encontrarão nesta obra uma fonte inesgotável de inspiração para trabalhar as HQs com seus alunos. Capítulos específicos dão orientações didáticas sobre o uso delas em várias disciplinas, como Português, História, Geografia e Artes. 

O livro traz também, em sua primeira parte, um guia básico sobre a linguagem dos quadrinhos, indispensável para que os professores se familiarizem ainda mais com o gênero e, assim, possam extrair o maior número possível de recursos do rico e fascinante universo das HQs.


SUMÁRIO

Uso das HQS no ensino
Waldomiro Vergueiro

A linguagem dos quadrinhos: uma “alfabetização” necessária
Waldomiro Vergueiro

Os quadrinhos em aulas de Língua Portuguesa
Paulo Ramos

Os quadrinhos no ensino de Geografia
Angela Rama

Os quadrinhos na aula de História
Túlio Vilela

Os quadrinhos no ensino de Artes
Alexandre Barbosa

Bibliografia

Os autores