VISUALIZAÇÕES

07 março 2016

Li e recomendo: "O fio", de Victoria Hislop.



SINOPSE

Tessalônica, 1917. 
No momento do nascimento de Dimitri Komninos, o fogo devasta a cidade multi-cultural onde cristãos, judeus e muçulmanos convivem lado a lado. Essa é a primeira das muitas catástrofes que modificaram o lugar para sempre, enquanto a guerra, o medo e a perseguição começavam a dividir o povo. 

Cinco anos depois, a jovem Katerina foge para a Grécia quando sua casa na Ásia Menor é destruída pelo exército turco. Ao se perder da mãe em meio ao caos, ela acaba em um navio cujo destino é desconhecido. Desde esse dia, as vidas de Dimitri e Katerina se entrelaçam: entre si e com a história da cidade.

Tessalônica, 2007. 
Um jovem ouve a história de seus avós pela primeira vez e percebe que precisa tomar uma decisão. Por muitas décadas, o casal guardou as memórias e os tesouros de pessoas forçadas a abandonar sua terra natal. Agora, o rapaz terá que escolher entre deixar a cidade ou permanecer ali e fazer de Tessalônica sua casa. 

Fruto de uma pesquisa meticulosa, O fio tem como cenário a tortuosa história política da Grécia no século XX. Uma narrativa emocionante que une ficção e história ao contar a saga de duas famílias na segunda maior cidade grega.